Meus cabelos não param de cair, e agora?

terça-feira, 4 de setembro de 2018 13:41:19 America/Sao_Paulo

A queda de cabelo é uma das causas que mais assusta as mulheres (e homens também), pois ela chega silenciosa (afinal, é normal a perda de 50 a 100 fios por dia, principalmente em épocas mais frias) mas, quando você se dá conta, lá está o monte de fios soltos na hora do banho ou pelo piso da casa e trabalho. Desagradável não é mesmo? Não só pela higiene em ver, como também pela autoestima (há quem diga que os cabelos são a moldura do rosto).
Se esse problema está tirando seu sono, acalme-se e vamos tentar descobrir juntos a causa e provar que esse problema TEM SOLUÇÃO SIM!
Há uma infinidade de causas para a queda de cabelo e para descobrir temos que seguir por eliminação.
Possíveis causas e tratamento:
 Alimentação: é comum algum tipo de alimento ingerido causar alguma rejeição no organismo. Atente-se se nos últimos dias, consumiu algum alimento diferente do costume.
 Desequilíbrio e alterações hormonais – anticoncepcionais orais, problemas de tireoide, rejeições ao DIU, pós-parto e amamentação são bem comuns, apesar de não serem causas ignoráveis. Devem ser comunicadas ao seu ginecologista e conversadas sobre a possibilidade de mudar ou entrar com medicamentos que se adaptam melhor ao seu perfil.
 Causas Emocionais – estresse, depressões e traumas podem desencadear a queda e devem ser tratados por especialistas da área psicológica.
 Falta ou descontrole de vitaminas – principalmente ferro. Outro fator que também engloba a falta de vitaminas, é a anemia. Tratamento: reposição de vitaminas como suplementos alimentares e uma melhor alimentação.
 Medicamentos – tratamentos de câncer é um dos exemplos mais comuns envolvendo queda de cabelo, mas outros tipos de medicamentos também podem causar esse efeito colateral afinal cada organismo reage de uma forma e por mais “inofensivo” que seja, pode sim trazer alguma rejeição.
 Tinturas e químicas como Escova Progressiva, Permanente e Reflexo também podem aumentar a queda de fios.
 Água Quente – lavar o cabelo com água muito quente pode ser um dos causadores da queda. O ideal é lavar com água morna até para evitar problemas como Oleosidade dos fios e Ressecamento da pele.
Assim como secador muito quente também é prejudicial e “ajuda” na queda dos fios.
 Genética – a menos que a hereditariedade seja óbvia (pais e avós muito calvos) essa causa se torna a mais complicada de ser diagnosticada por ser um pouco menos frequente que as demais em mulheres. Porém, há muitos casos e não podemos ignorar essa possibilidade.

Caso perceba que o problema persiste, procure um médico dermatologista que é o mais indicado para diagnosticar esse tipo de problema. É importante ter todos os exames em dia para que a causa seja efetivamente descoberta e tratada.

Medicações, shampoos e suplementos alimentares devem ser prescritos pelo seu médico, pois devem ser analisados individualmente.
O que podemos indicar sem restrição, é uma alimentação mais saudável e equilibrada possível. Se a causa não for essa, com certeza só fará bem a sua saúde capilar e corporal.