Lavar a cabeça todos os dias faz mal?

segunda-feira, 23 de julho de 2018 16:49:21 America/Sao_Paulo

Hoje vamos acabar com todas as dúvidas que rodeiam nossas cabeças (e cabelos rs) quando o assunto é lavar todos os dias: devo ou não? É certo ou não faz bem?

Homem ou mulher, não importa, quem nunca fez essas perguntas que atire a primeira pedra!

A verdade é que cada um diz uma “verdade” o que deixa nossa cabeça mais confusa ainda e a verdade é uma só: cada caso pede um cuidado.

Como assim??? Sim!

Nossos cabelos produzem uma lubrificação natural para hidratar o couro cabeludo chamada lipídeo, que ajuda a proteger os fios. Essa produção pode demorar mais tempo quando os cabelos são lavados todos os dias. Porém, em alguns casos, há necessidade de lavar todos os dias. Por exemplo, quem tem cabelos muito oleosos, quem usa capacete, pratica esportes ou usa produtos como pomada, gel ou modelador. Esses são os casos onde a necessidade de lavar é grande, pois o acúmulo de suor, impurezas do dia a dia ou resíduos de produtos podem ser mais prejudiciais do que o risco de fungos causados pela umidade. Nesses casos, a lavagem diária está não só liberada como recomendada.

Por outro lado, aqueles que possuem cabelos secos, problemas de caspa e queda, devem lavar com uma frequência menor (dia sim, dia não), para não atrapalhar a produção de lipídeo.

Conclusão: cabelo oleoso ou com excesso de suor por prática de esporte = acúmulo de resíduos = excesso de oleosidade = necessidade de limpeza diária.

Cabelo secos, quebradiços ou casos de caspas = necessidade de produção de lipídeo = lavagens espaçadas e hidratações reforçadas

Não existe o certo ou errado, tampouco uma regra de periodicidade de lavagens, mas o que é melhor para cada cabelo e necessidade. O mais importante é a saúde dos fios e a higiene, não é mesmo? Desde que nossos cabelos estejam cheirosos, hidratados e cheios de brilho, as regras serão criadas por cada um de nós baseadas nas nossas rotinas, estilos de vida e tipos de cabelo.

Não esquecendo que independente de lavar ou não todos os dias, é necessário:

  • secar bem (caso lave  principalmente à noite);
  • usar um protetor térmico antes do uso do secador;
  • evitar temperatura muito alta da água, pois já sabemos o quanto faz mal para o corpo e para a saúde dos fios (sempre indicamos que os banhos sejam mornos);
  • Enxaguar bem, retirar todo o excesso de produtos para não acumular resíduos que impeçam o crescimento e saúde dos fios.
  • Escolher uma boa linha de tratamento para seu tipo de cabelo.