Cabelos Secos: como cuidar

sábado, 15 de setembro de 2018 19:03:00 America/Sao_Paulo

O sol, poluição, química e mesmo o vento podem ser os maiores inimigos dos cabelos saudáveis, seja eles de qualquer tipo. Mas, quem tem cabelos secos sabe que os cuidados devem ser maiores ainda.

O primeiro passo é ter em mente que não pode deixar de lado as mais diversas formas de hidratação. E não é só isso que vai resolver o problema. Vamos aos tópicos de cuidados?

•             Shampoo e Condicionador: os fios devem ser lavados com produtos voltados ao seu tipo de cabelo.

“Shampoo só lava” é uma expressão muito conhecida, porém não é verdadeira. O shampoo ajuda não só limpar retirando as impurezas do dia a dia, mas quando usamos produtos compatíveis com nosso tipo de cabelo, podem resgatar a força, hidratação e maciez que seus fios necessitam.  Já, o condicionador, tem a função de criar uma camada protetora trazendo brilho e nutrição.

Os cabelos secos precisam de shampoo e condicionadores que contém na fórmula vitaminas como: proteína, queratina e colágeno. Os mais indicados são os ceramidas, aloe vera, óleo de amêndoa, aveia e manteiga de karité.

•             Não abuse de temperaturas altas para lavar: água morna é um dos segredos para ter cabelos saudáveis. Em hipótese alguma lave seus cabelos com água quente.

•             Massageie o couro cabeludo nas lavagens: Ao contrário dos fios oleosos, é importante massagear bem o couro cabeludo para estimular a produção das glândulas sebáceas e “liberar” a oleosidade adequada para seus fios.

•             Protetor Térmico: todo cuidado é pouco quando se trata de fios secos. Como sabemos, o secador tem lá seus benefícios, mas deve ser usado com proteção adequada (por conta de sua alta temperatura diretamente no fio). São essas: usar o protetor térmico, não aproximar menos que 10 cm do fio e a temperatura não pode ser extremamente quente, o ideal é que seja de morna para fria.

•             Finalizadores: serve para os leaves-in, cremes sem enxágue e reparadores de ponta (TODOS com filtro solar). Usar pelo menos uma opção é imprescindível após a secagem, já que os cabelos secos formam pontas duplas e adquirem volume e frizz.

•             Hidratação com ou sem touca térmica: pelo menos uma vez por semana, dar aquela caprichada na hidratação. Máscaras com poder hidratante por 15 a 30 minutos são suficientes para dar aquela força para os fios.

Há muitos produtos bons no mercado que podem ajudar a devolver a saúde dos fios, mas é importante se atentar na descrição do produto se certificando sobre as vitaminas que seu tipo de cabelo precisa.

Seguem alguns dos exemplos de princípios ativos que devem conter nas fórmulas de máscaras de hidratação para cabelos secos: Óleo de Argan, óleo de coco, Manteiga de Karité, Mel, queratina, Vitamina E, entre outros.

Caso seu tempo seja mesmo muito escasso e você não consiga hidratar por pelo menos meia hora, uma opção interessante são as ampolas de hidratação. Podem ser usadas no lugar do condicionador e por ter uma concentração grande de vitaminas e hidratantes, dão um efeito bem satisfatório em 3 minutos. 

Para finalizar, não menos importante... Alimentação!

Sim, é importante hidratar de dentro pra fora. Ingerir muita água e dar preferência aos alimentos mais saudáveis como legumes, verduras e carnes magras.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: